fotografia: Jomar Bragança
Categoria: espaços culturais
Cliente: Vale
Ano: 2006
Local: Ouro Preto-Mariana – MG
Urbanismo, arquitetura de interiores, expografia e design para duas estações ferroviárias na Linha entre Ouro Preto e Mariana.
O Trem da Vale é um projeto de recuperação do trecho ferroviário entre Ouro Preto e Mariana, cidades históricas de Minas Gerais, que estabelece como eixo central da intervenção a educação patrimonial, tendo como público-alvo os turistas e a comunidade local. Foram instalados nas estações: espaços museográficos, biblioteca infanto-juvenil, cabines de depoimentos, oficinas de vídeo e de criação de instrumentos musicais, lona de circo e um espaço para a brincadeira, chamado Praça Lúdico-Musical.
As intervenções físicas nas edificações deveriam ter como meta a recuperação de seus elementos e detalhes originais sem grandes alterações. Na Estação de Ouro Preto Portal Turístico do projeto, foram instaladas duas salas museográficas, uma sobre a História Ferroviária e a outra sobre a Ciência da Ferrovia, que abriga acervo da Universidade de Ouro Preto (UFOP). Utilizamos vagões fixos para abrigar atividades complementares, tais como café, oficina musical e atividades administrativas, além de uma tenda abrigando uma escola de circo para abrigar projeto de protagonismo juvenil.
A Estação-Parque de Mariana recebeu um recorte geracional: seu público-alvo é as crianças, os jovens e suas famílias. No interior da Estação foi instalada uma Biblioteca Infanto-Juvenil e sua reserva técnica, uma Sala Multiuso, a Bilheteria e as Instalações Sanitárias. Nos três vagões fixos foram instalados um Vagão-Café, um espaço para exibição videográfica o Vagão dos Sentidos, e um Vagão Oficina de Vídeo para receber jovens da comunidade. As coberturas para estes vagões foram realizadas em trilhos retirados da antiga ferrovia e vidro.