Praça Lúdico Musical – Trem da Vale – Mariana, MG


fotografia: Jomar Bragança

Categoria: culturais/espaço público
Cliente: Vale
Ano: 2006
Local: Mariana – MG

Projeto de arquitetura paisagística design e luteria
No pátio da Estação de Mariana, em estilo eclético, foi instalada a Praça Lúdico-Musical. Trata-se de um projeto de criação, execução e gerenciamento de um parque infantil com participação de crianças e educadores da Escola Estadual Prof. Santa Godoy, localizada em frente à Estação. Como resultado, temos um espaço ao ar livre e equipamentos de lazer e recreação contendo componentes sonoros que são utilizados e acionados pelo corpo dos usuários.
A participação da comunidade escolar envolvida pretendeu alterar as formas de apropriação da Praça, combatendo assim, problemas relativos à violência, depredação e pichação do equipamento público. A estrutura principal foi realizada com trilhos retirados da ferrovia que foi desmontada, a partir da qual foram instalados os equipamentos lúdicos e sonoros, tais como, escaladores, escorregadores, balanços, ponte-móvel, sino e carrilhão de sinos, flautas, harpa etc.
A Praça Lúdico-Musical é dividida em três partes relativas à acessibilidade: até o primeiro patamar, acessibilidade para todos através de rampa; a partir daí o acesso passa a ser desafiante através da ponte móvel que atinge o escorregador caracol e o sino. O tradicional zanga-burrinho (também chamado de gangorra) recebeu sonorização na sua estrutura interna como no pau-de-chuva indígena. O conjunto de atabaques foi realizado em inox. Outros detalhes: o piso em borracha reciclada, tem como característica a absorção de impacto, de acordo com as normas de segurança citadas acima; os desenhos das crianças da Escola foram digitalizados e aplicados em painéis de vidro; instalamos um lava-pés para pequenos banhos refrescantes; algumas árvores foram plantadas, gerando conforto térmico.